como estudar para concurso público

Se você está estuda para concursos já deve ter percebido que alguma pessoas conseguem a aprovação em pouco tempo, enquanto outras pessoas tentam diversos concursos durante anos e não conseguem ser aprovadas.

Banner Kalebe Dionísio

A maioria deve pensar que bastar estudar muito para passar em um concurso público, mas não é apenas estudar muito que garante a aprovação, é precisa saber como estudar.

E quando vamos começar nossa preparação para um concurso público é normal ficarmos perdidos sobre como começar a estudar. Mas, neste artigo, você vai aprender 7 dicas como estudar para concurso público.

1. Escolha uma área

O tempo todo novos concursos são abertos, concursos nas mais diferentes áreas: fiscal, policial, jurídica, bancária, legislativa, educacional, saúde, militar etc. Então, é importante você decidir em qual área vai focar seus estudos.

Escolha apenas uma área e se dedique apenas a ela durante um bom tempo. Focando apenas em uma área, com o tempo, você passará a dominar a maior do conteúdo dessa área e consequente terá mais chances de conseguir aprovações nos concursos.

2. Domine o conteúdo do edital

Cada área tem um grupo específico de matérias, mas você não precisa ler um livro todo e assistir diversas videoaulas de cada matéria. Você precisa dominar apenas o conteúdo do edital do concurso que você vai fazer.

É importante também começar seus estudos sempre antes do edital sair. Veja o edital passado e comece a estudar as matérias base, aquelas que sempre caem no concurso da área escolhida.

Você precisa fazer um base para uma área antes dos editais saírem.

3. Analise provas anteriores

Analise as provas anteriores e veja com que profundidade foram cobrados os tópicos do edital. Essa uma forma ter noção de quais assuntos devem ser estudados com mais profundidade.

4. Aprenda aos poucos

Não tente estudar todos os tópicos do edital de uma vez.

Durante a primeira fase do processo de aprendizado, ainda mais ao estudar matérias novas, é comum ficarmos confusos. Por isso, é recomendado aprender bem um tópico antes de começar estudar outro.

5. Aprenda a aprender melhor

O normal é estudarmos apenas o conteúdo do edital, mas existem técnicas que ajudam a aprender melhor, que devem ser estudadas e aplicadas por quem quer se preparar de forma mais eficiente para concursos.

As técnicas para aprender melhor são conhecidas como aprendizagem acelerada. Alguma delas são: o uso de mapas mentais; técnicas de memorização; técnicas de concentração, como a técnica pomodoro; ciclo de estudos; entre outras.

Aprendendo a aprender melhor, suas horas de estudos serão bem mais produtivas.

Você pode aprender também a estudar melhor com o Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano.

6. Faça revisões

Faça revisões regularmente até ter o conteúdo na ponta língua. A ferramenta mais importante no processo de memória é a revisão.

Quanto mais revisões você fizer, mais vai fixar o conteúdo estudado em sua memória.

7. Resolva questões e simulados

Resolva muitas questões e faça muitos simulados.

Logo após estudar um assunto, resolva questões sobre ele para já ir testando o que foi aprendido. E pelo menos uma vez na semana tire um horário para resolver um simulado (ou prova antiga).

7 Dicas de Como Estudar para Concurso Público

  1. Escolha uma área
  2. Domine o conteúdo do edital
  3. Analise provas anteriores
  4. Aprenda aos poucos
  5. Aprenda a aprenda melhor
  6. Faça revisões
  7. Resolva questões e simulados
Quer aprender o método de estudo utilizado por quem foi aprovado em 10 concursos públicos federais com apenas 22 anos? Conheça o Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano.
Banner Kalebe Dionísio

Fechar Menu